Possuidor de uma voz agradável e marcante, Phil Collins eleva o Genesis  as paradas de sucesso.

Phil Collins assumiu a liderança do Genesis quando Peter Gabriel deixou a banda em maio de 1975. Os fãs torceram o nariz e a crítica especializada também. O Genesis deixou de lado o rock progressivo e partiu para o pop. O fato é que o primeiro álbum da banda após a saída de Peter Gabriel conseguiu a melhor colocação nas paradas até então. Phil Collins transformou o Genesis num sucesso comercial e os fãs da primeira fase da banda nunca o aceitaram exatamente por isso.

Em 1981, Phil Collins também partiu para carreira-solo, porém sem abandonar o Genesis. Seu primeiro álbum, Face Value, foi lançado em 1981, sendo o primeiro de vários discos bem-sucedidos. As faixas que se destacaram em Face Value foram a enigmática “In The Air Tonight”, que chegou ao segundo lugar na Billboard e “I Missed Again”. Por aqui, a lentinha “If Leaving Me Is Easy” tocou bastante nas rádios e agradou.

Um fato curioso é que a música “Against All Odds (Take A Look At Me Now)”, cujo nome original era “How Can You Just Sit There?”, estava programada para fazer parte do álbum Face Value, mas acabou ficando de fora. Mais tarde, Phil Collins a reescreveu para o filme de mesmo nome, o que fez a musica disparar nas paradas mundo a fora.

Site oficial: www.philcollins.co.uk