Tudo começou em 1984, quando artistas como George Michael, Phil Collins, Paul Young, Boy George, Bono Vox e vários outros se reuniram em torno do projeto Band Aid e gravaram a música “Do They Know It’s Christmas?”, numa campanha de combate à fome na Etiópia. A música vendeu mais de 3 milhões de cópias no Reino Unido.

No ano seguinte, o produtor Harry Belafonte criou uma versão americana desse projeto, chamado “USA For Africa”. A música foi escrita por Lionel Richie e Michael Jackson em apenas duas horas, recebendo o nome “We Are the World”.

De acordo com Belafonte, em 28 de janeiro de 1985, 45 artistas, entre eles Stevie Wonder, Paul Simon, Kenny Rogers, Michael Jackson, Bruce Springsteen, Cyndi Lauper, Dionne Warwick, Lionel Richie, Ray Charles, entre outros, reuniram-se nos estúdios da A&M Records para gravar “We Are The World”, sob a batuta do maestro Quincy Jones. A base musical havia sido gravada previamente e, na noite do encontro, o estúdio tinha pedaços de fitas no chão definindo a posição de cada artista, agrupados em torno de seis microfones.

No dia 13 de abril de 1985, “We Are The World” chegou ao primeiro lugar na Billboard, permanecendo nessa posição por 4 semanas. Vendeu 7,5 milhões de cópias e arrecadou 50 milhões de dólares. Ganhou o Grammy de melhor música e melhor gravação do ano de 1985. Foi uma das músicas que mais tocaram nas rádios do Brasil e do mundo em todos os tempos. Vale lembrar que o percussionista brasileiro Paulinho da Costa participou da produção.

O Álbum trazia as seguintes faixas:
1. We Are the World – USA for Africa
2. If Only For The Moment, Girl – Steve Perry
3. Just a Little Closer – Pointer Sisters
4. Trapped – Bruce Springsteen and The E Street…
5. Tears Are Not Enough – Northern Lights
6. 4 The Tears In Your Eyes – Prince and The Revolution
7. Good For Nothing – Chicago
8. Total Control – Tina Turner
9. A Little More Love – Kenny Rogers
10. Trouble In Paradise – Huey Lewis and The News