Quando se conheceram em junho de 1966, Benny Andersson tocava teclado no The Hep Stars, um dos grupos suecos mais populares daquela década, e Björn Ulvaneus fazia parte do grupo folk Hootenanny Singers. A empatia foi tanta, que ao fim daquele ano eles já haviam estabelecido uma parceria regular como compositores e talvez por isso Benny tenha deixado o Hep Stars logo depois, enquanto o Hootenanny entrava em estúdio com Stig Anderson (1931-1997), o produtor da Polar Music que cuidou da carreira do ABBA anos mais tarde.

Foi em 1969 que a dupla de compositores encontrou a “outra metade” que compôs o quarteto. A norueguesa Anni-Frid Lyngstad, também conhecida como Frida, imigrou para a Suécia ainda menina e começou a cantarpouco antes de Agnetha Fältskog, que vinha mantendo uma carreira bem sucedida desde o lançamento de seu primeiro single, em 1967. Ela e Björn casaram-se em junho 1971; Frida e Benny, em outubro de 1978, mas no início o encontro foi fundamentalmente musical.

Eles colaboraram uns com outros no instrumental de algumas músicas, na produção, e nos vocais de base de trabalhos solo e em dupla, até que a musicalidade das quatro vozes combinadas deu-lhes a idéia de participar do Festfolk de 1970, o que não deu muito certo, mas colocou-os na trilha certa. Em 1972, com o lançamento do single ‘People Need Love’, eles passaram a serem conhecidos como Björn & Benny, Agnetha & Anni-Frid.

A receptividade do público serviu de incentivo para a inclusão da música ‘Ring a Ring’ no concurso Eurovision de 1973 e embora tenham ficado em terceiro lugar, o single e o álbum de mesmo nome conquistaram as primeiras posições da parada sueca, além de virar hit em vários países europeus. Razão pela qual eles voltaram ao concurso no ano seguinte, desta vez indo à grande final na Inglaterra com a música ‘Waterloo’.

Aquele abril foi um marco na história do grupo, que já se apresentava pelo acrônimo ABBA — a junção da primeira letra de seus nomes. ‘Waterloo’ não só impressionou o júri internacional, como emplacou todas as paradas européias e ainda entrou no Top 10 dos Estados Unidos.

A música ‘SOS’ do álbum ABBA deu ao grupo o primeiro lugar da parada britânica por nove vezes seguidas, de 1974 a 1980. ‘Mamma Mia’ também foi hit, o número um da Austrália, onde foi lançado em agosto de 1975. O mesmo aconteceu nos anos seguintes, somando seis primeiras posições. Em 1976, quando o discoArrival chegou às lojas, as músicas ‘Money, Money, Money’ e ‘Knowing Me, Knowing You’ já eram hits imbatíveis. Além disso, as diferentes compilações lançadas na Austrália e na Grã-Bretanha fizeram um sucesso tão estrondoso que ainda continuam constando nos registros de maiores vendagens de álbuns na história destes países.

O ABBA estava no auge. Todos os shows na Europa e na Austrália tiveram capacidade de público esgotada, de janeiro a março de 1977. Durante a turnê australiana, eles aproveitaram para gravar o filme ABBA – The Movie, que estreou junto com o disco The Album, em dezembro do mesmo ano. E enquanto isso acontecia, as clássicas ‘Fernando’ e ‘Dancing Queen’ dominavam todas as paradas mundiais, incluindo a posição mais elevada da Billboard americana. Diante disso, faltava sair em campanha pelos Estados Unidos e foi o que eles fizeram. Lá, o single ‘Take a Chance On Me’ oscilava entre os três primeiros do ranking e o discoABBA – The Album percorria as 20 primeiras posições.

Em abril de 1979, o lançamento do sexto álbum foi recebido pelos fãs como um alento. Björn e Agnetha haviam anunciado o divórcio no começo daquele ano eVoulez-Vous pôs fim aos boatos de que o grupo tinha acabado. Para mostrar que vida continua, eles saíram em uma grande turnê que passou pelo Canadá, Estados Unidos e Europa. Depois foram ao Japão, onde realizaram os últimos concertos ao vivo. A segunda metade de 1980 foi destinada às gravações de Super Trouper, o álbum da clássica ‘The Winner Takes It All’.

Dois anos depois, Björn e Benny passaram a privilegiar o revival das carreiras-solo de Agnetha e Frida, o único disco lançado pelo grupo foi a coletânea The Singles – The First Ten Years, com duas músicas novas de bônus. Ao final de 1982, eles decidiram parar.

The Visitors

1981

Super Trouper

1980

Voulez-Vous

1979

The Album

1977

Arrival

1976

ABBA

1975

Waterloo

1974

Ring Ring

1973

Por Paula Guedes


Website: http://www.abbasite.com