Bryan Guy Adams nasceu em 5 de novembro de 1959, no Canadá. Aos dez anos de idade inicia-se no mundo musical, quando aprende a tocar guitarra e participa de algumas bandas que acabam não dando certo. Foi aos 18, quando conheceu o baterista e compositor Jim Vallance, seu maior parceiro de composições, que sua carreira começou a deslanchar.

Seu primeiro álbumBryan Adams, sai em 1980 seguido de You Want it You Got It, de 1981. Os dois álbuns são bem aceitos pelo público mas não chegam a fazer grande sucesso.

Cuts Like a Knife, de 1983, tornou Bryan Adams um artista internacional. Todas as canções do álbum possuem a parceria Wallace/Adams e três delas, ‘Straight from the Heart’, ‘Cuts Like a Knife’ e ‘This Time’, estiveram entre as dez melhores das paradas musicais do mundo.

Com a carreira já consolidada, Adams continua a produzir. Em 1984 é lançadoReckless, que confirma o talento do músico. As músicas ‘Somebody’, ‘Summer of’ 69′, ‘Heaven’, além de ‘It’s Only Love’, cantada em dueto com Tina Turner, figuram nos principais Tops musicais da Europa e Estados Unidos.

O trabalho seguinte, Into the Fire (1987) foi inferior a Reckless, não sendo bem aceito pelo público e crítica, e então Adams resolve lançar Live! Live! Live! (1988), álbum ao vivo que o colocou novamente nas paradas.

Começa a década de 90 e com um som um pouco renovado lança em 1991Waking Up the Neighbours, que fez sucesso de imediato. A faixa ‘(Everything I Do) I Do it for You’, trilha do filme Robin Hood: Príncipe dos Ladrões (de 1991, com direção de Kevin Reynolds), foi aclamadíssima. Foram semanas seguidas como 1º lugar no Top europeu e americano, além de um prêmio Grammy e um MTV Award (premiação do canal musical MTV) de melhor trilha sonora, contando com indicações ao Globo de Ouro e ao Oscar.

Em 1993 Bryan lança So Far So Good, disco com  grandes sucessos do cantor e músicas inéditas como ‘Please Forgive Me’. O álbum 18 Til I Die, de 1996, traz a canção ‘Have You Ever Really Loved a Woman?’, que faz parte da trilha de Don Juan DeMarco (de 1995, com direção de Jeremy Leven) e é considerada uma das canções mais românticas da década. Novamente Adams concorre ao Globo de Ouro e Oscar, reafirmando de modo incontestável seu talento como músico e compositor.

E o cantor parece mesmo ter afinidade com trilhas musicais para filmes. A música ‘I Finally Found Someone’, cantada em dueto com nada menos que Barbra Streisand, que faz parte da trilha musical  de The Mirror Has Two Faces (O Espelho tem Duas Faces, 1996, dirigido pela própria Streisand), recebe outra indicação para o Globo de Ouro.

No ano seguinte a 18 Til I Die sai o MTV Unplugged, seu disco acústico. Na seqüência vem On a Day Like Today (1998), que possui a música ‘When You’re Gone’, que conta com a participação da ex-Spice Girl, Mel C.

Brian ainda apostando nas trilhas-sonoras, compôs, em 2002, o tema do desenhoSpirit: Stallion of the Cimarron dos estúdios Dreamworks e em 2004 lançou seu mais atual trabalho o CD Room Service.

O talento de Bryan Adams não se restringe apenas a música. O artista fez um livro de fotos preto e branco de 80 mulheres canadenses, com destaque para as cantoras Celine Dion, Joni Mitchell e Alanis Morrissete. A renda adquirida com a vendagem do livro foi destinada a um instituto do Canadá dedicado à pesquisa do câncer de mama.

O trabalho humanitário de Adams não para por aí. Está sempre participando de shows humanitários como o Live Aid, que destina sua renda para ajudar as pessoas carentes des países pobres. Como artista e cidadão, Bryan Adams ainda tem muito a oferecer ao mundo.

11
2007
Room Service
2004
On a Day Like Today
1998
18 Til I Die

1996
Waking Up the Neighbours

1991
Into the Fire

1987
Reckless

1984
Cuts Like a Knife

1983
You Want it You Got It

1981
Bryan Adams

1980

Por Leonardo Cássio


Website: www.bryanadams.com