Lionel Richie começou a sua carreira em 1967, com o grupo The Mystics. Dois anos depois o nome mudou para The Commodores, que veio a ser um dos conjuntos de maior sucesso nos anos 70. À frente do grupo e compondo a maior parte das letras, Lionel firmou seu nome.

No início dos anos 80, o cantor gravou uma música do já consagrado Kenny Rogers: ‘Lad’. Na seqüência veio ‘Endless Love’, tema do filme Amor Sem Fim, interpretado por Brooke Shields. A canção, gravada em parceria com Diana Ross, foi o tema musical mais vendido na história do cinema. Dois anos depois, acontecia o que já era inevitável. Lionel partia para a carreira solo. O LP Lionel Richie, trouxe como faixa de trabalho a canção ‘Truly’. Em 1983, ele lança Can’t Slow Down. Mais três faixas especiais faziam parte desse trabalho: ‘Hello’, ‘Penny Lover’ e ‘Stuck On You’. O resultado foi sete milhões de cópias vendidas. Esse período foi um dos mais marcantes de sua carreira, onde ele acumulou quase 24 prêmios.

Em 1985, junto com Quincy Jones e Michael Jackson, o intérprete tem a idéia de gravar uma música, junto com grandes nomes da música norte-americana, em benefício da população da África. A canção que eles escreveram foi ‘We Are the World’, que virou uma febre em todo o mundo. Em 1986, dá outro passo milionário em sua carreira. Ele compõe o tema do filme O Sol da Meia-Noite: ‘Say You, Say Me’. Nesse mesmo ano, ele grava seu terceiro disco Dancing on the Ceiling. Após 14 anos na estrada, Lionel Richie resolve dar um tempo. Algumas compilações foram lançadas, uma delas Back to Front trouxe três novas faixas, entre elas: ‘Do it to Me’ e ‘Destiny’. Esse foi seu último trabalho para a Motown Records.

Com novo contrato, com a Mercury Records, Lionel produz mais dois discosLouder Than Words e Time. Em 2001, Lionel, lança Renaissance. Dois anos depois, ele volta de uma breve pausa, com Encore seguido de uma coletânea com seus mais famosos hits, intitulado The Definitive Colection, lançada no final de 2003.

Coming Home
2006
Just for You
2004
Renaissance (Versão Européia)
2001
Time
1998
Louder Than Words
1996
Dancing on the Ceiling

1985
Can’t Slow Down

1983
Lionel Richie
1982

Website: www.lionelrichie.com