Pal Gamst Waaktaar e Magne Furuholmen sãoamigos desde a infância. Tocavam no Bridges antes de conhecer Morten Harket, que também tinha uma banda com seu irmão Hakkon. O encontro do trio aconteceu em 1982 e em pouco tempo surgia o A-HA, o primeiro grupo norueguês a obter sucesso internacional.
O grupo imigrou para Inglaterra e tocou em muitos clubes londrinos até conseguir um contrato com a WEA em 1983. Foi assinar e explodir. O hit ‘Take on Me’, lançado originalmente em 1984, chegou ao topo das paradas na Noruega, na Inglaterra e nos Estados Unidos, impulsionado pelo videoclipe de animação que remetia às histórias em quadrinhos e que rapidamente transformou o grupo na maior sensação do momento. O disco de estréia Hunting High and Low de 1985, atingiu os primeiros lugares em nove países, colocando também a faixa título em posições de destaque.
‘The Sun Always Shines On TV’ produziu o mesmo efeito, as duas versões do single ocuparam ao mesmo tempo o primeiro e o segundo lugares na parada norueguesa, enquanto os hits anteriores continuavam na programação das rádiosdo mundo todo. Depois veio Scoundrel Days (1986), um álbum com letras mais maduras de Pal Waaktaar e com a substituição da bateria eletrônica pela tradicional. ‘Cry Wolf’, ‘I’ve Been Losing You’ e ‘Swing of Things’ foram as mais tocadas.
Em 1987, Pal e Mags co-escreveram junto ao compositor John Barry, o tema do filme 007 Marcado Para a Morte, com Timothy Dalton vivendo as aventuras do espião James Bond. A música ‘The Living Daylights’ agradou mais que o filme e, no ano seguinte, a banda continuou nas paradas graças à faixa-título ‘Stay on These Roads’, uma balada açucarada que contradizia uma provocação de Waaktaar à imprensa britânica, dizendo que o A-HA era mais rock’n’roll que o Def Leppard. O fato foi muito comentado, mas não significou boa propaganda para o grupo, que decidiu sair em turnê para manter a popularidade.
A turnê sul-americana de 1989 atraiu multidões de adolescentes e a passagem pelo Brasil resultou em dois álbuns exclusivos: On Tour in Brazil e Best in Brazil. No ano seguinte lançaram East of the SunWest of the Moon, que trazia a regravação de ‘Crying in the Rain’, escrita por Carole King em 1962. A música tinha sido sucesso na versão Early Brothers, mas não emplacou o álbum do trio. Então eles voltaram ao Brasil, primeiro para participar do Rock in Rio II, depois para uma extensa turnê.
Após o lançamento de Memorial Beach em 1993, o grupo se desfez. Morten Harket lançou um disco solo que não fez sucesso, o tecladista Magne Furuholmen passou a dedicar-se à pintura e, assim como seus dois parceiros, Pal também fracassou em outros projetos. Eles se reencontraram em 2000 para gravar o álbum Minor Earth Major Sky, que só atraiu a atenção dos fãs de carteirinha. Já o disco seguinte Lifelines, de 2002, vendeu bem na Europa e ainda rendeu uma turnê, que foi documentada no disco ao vivo How Can I Sleep With Your Voice in My Head, lançado em 2003.
Em 2004 a banda comemorou 20 anos do primeiro lançamento com a coletâneaThe Singles 1984-2004, disco que os levaria novamente às paradas britânicas. No ano seguinte o A-HA lança mais um disco, Analogue, seguido de uma turnê mundial.
Por Paula Guedes

Website: www.a-ha.com