Inspirado por David Bowie e Roxy Music, tanto quanto no estilo pós – punk e disco, os companheiros de escola Nick Rhodes (teclados) e John Taylor (guitarrista), formaram o Duran Duran em 1978 com mais dois amigos: Simon Colley (baixo e clarinete) e Stephen Duffy (vocal). O nome da banda foi tirado de um personagem do filme de Roger Vadim: Barbarella.

Começaram a fazer shows em Birmingham com a ajuda de uma bateria eletrônica. Em mais ou menos um ano Duffy e Colley deixaram o grupo. Mais tarde Duffy formaria a banda Lilac Time. Duffy foi substituído pelo vocalista da banda TV Eye, Andy Wickett e também entrou para a banda o baterista Roger Taylor.

Depois de gravarem uma demo, John Taylor chamou o baixista e guitarrista John Curtis para se juntar à banda, mas ele saiu alguns meses depois.

O grupo colocou um anúncio no jornal Melody Maker procurando um guitarrista. Esse anúncio chamou a atenção do guitarrista Andy Taylor que acabou entrando para a banda. Mas o Duran ainda tinha um problema: não arranjavam um vocalista. Depois da saída de Wickett em 1979, um par de vocalistas passaram pelo grupo até a entrada de Simon Le Bon, que antes do Duran era vocalista de uma banda punk chamada Dog Days e também estudava arte dramática na Universidade de Birmingham. Simon juntou-se a banda no começo de 1980. Uma funcionária do bar Run Runners, onde a banda costumava tocar, sabendo da procura deles por um vocalista, apresentou Simon a eles.

No final de 1980 a banda já era popular no circuito chamado ‘new romantics’ na Inglaterra e tinha assinado um contrato com a gravadora EMI. ‘Planet Earth’, o primeiro single da banda, rapidamente alcançou o décimo segundo lugar nas paradas da primavera de 1981. Imediatamente o Duran Duran tornou-se a banda líder do movimento ‘new romantics’, tornando-se a sensação da música britânica e de toda imprensa.

A popularidade do grupo cresceu ainda mais com os vídeos, especialmente com o vídeo Girls on Film. Apesar do vídeo ter sido banido pela BBC, o single tornou-se o primeiro da banda a entrar no top 10. O primeiro álbum, que tem o mesmo nome da banda, alcançou o terceiro lugar e permaneceu nas paradas por 118 semanas.

A banda rapidamente lançou o segundo álbum chamado Rio na primavera de 1982. O álbum entrou no segundo lugar nas paradas e os singles ‘Hungry Like the Wolf’ e ‘Save a Prayer’ tornaram-se top 10.

Em novembro do mesmo ano, o lançamento do remix EP Carnival. Foi lançado somente nos EUA e a banda que já era superstar na Europa, começou o seu sucesso na América. A MTV que estava começando na época foi de uma grande ajuda para o sucesso da banda no país. Os vídeos do Duran Duran passavam o dia inteiro na TV. No começo de 1983 o single ‘Hungry Like the Wolf’ entrou no top 10 dos EUA. E logo o álbum Rio teve dois milhões de cópias vendidas.

A banda virou mania nos EUA com a música ‘Is There Something I Should Know’, que também foi top 10. Essa música foi o single número um da banda na Inglaterra. Isso também fez com que o primeiro álbum aumentasse suas vendas.

O Duran Duran aproveitou a popularidade para lançar o álbum Seven and The Ragged Tiger ainda em 1983. O álbum alcançou logo o primeiro lugar nas paradas de sucesso inglesas e ficou em oitavo lugar nas paradas americanas. A banda decidiu interromper os trabalhos depois de completar um ano e meio de turnê ao redor do mundo. O documentário Sing Blue Silver conta as estórias dessa longa turnê da banda.

Em novembro de 1984 eles lançaram o single ‘Wild Boys’, que alcançou o segundo lugar nos Estados Unidos e na Inglaterra. Essa música foi adicionada ao álbum ao vivo chamado Arena.

No final desse ano, foram convidados para participar do single ‘Do They Know It’s Christmas’, organizado por Bob Geldof para arrecadar dinheiro para as pessoas da Etiópia. Muitas personalidades participaram do evento e em 1985 fizeram o super concerto ‘Live Aid’. A banda tocou quatro músicas e essa foi a última apresentação do Duran com Andy e Roger.

Em 1985 eles foram chamados para fazer ‘A View to a Kill’, tema do filme 007. No mesmo ano, Andy e John resolveram tentar algo diferente e montaram o Power Station com Robert Palmer e Tony Thompson , baterista do Chic. ‘Some Like it Hot’ e ‘Get it on’ chegaram ao top 10.

Em resposta ao Power Station, os outros três integrantes do Duran, decidiram montar o Arcádia com um álbum chamado So Red the Rose. O single ‘Election Day’ também alcançou o top 10.

No começo de 1986, Roger Taylor anunciou que tiraria umas férias de um ano da banda, mas nunca mais retornou. Alguns meses depois, Andy Taylor também saiu, foi tentar uma carreira solo que não deu certo.

Em 1986, o agora trio, lançou Notorious. O álbum teve um sucesso relativo. Apesar de estar entre no top 10, a popularidade do grupo começou a cair.

Em 1988 lançaram o álbum Big Thing e a música ‘I Don’t Want Your Love’ foi o último single a chegar ao top 10. Em janeiro desse ano se apresentaram no Brasil, no festival ‘Hollywood Rock’. Até hoje Nick fala que o show de São Paulo foi o melhor show do Duran Duran.

Em 1989 lançaram o álbum Decade com os singles de maiores sucessos da banda. Alguns meses depois lançaram Liberty, o primeiro álbum da banda a não receber disco de ouro.

O guitarrista Warren Cuccurullo, que já tinha tocado com Frank Zappa e Missing Persons e trabalhava para a banda como músico contratado, foi integrado ao trio com a saída de Andy.

Em 1993 a banda retornou com um álbum maduro chamado Duran Duran, como no primeiro álbum, mas o trabalho ficou conhecido como ,The Wedding Álbum por causa de sua capa com as fotos dos casamentos dos pais dos integrantes da banda. As músicas ‘Ordinary World’ e ‘Come Undone’ fizeram com que a banda voltassem ao top 10 dos Estados Unidos e da Inglaterra. O álbum não somente fez com que voltasse o status da banda como teve a melhor crítica de todos os álbuns da carreira da banda.

Em seguida o grupo lançou o álbum de covers Thank You que apesar da crítica tê-lo considerado ruim, conseguiu disco de ouro nos Estados Unidos. Neste álbum Roger Taylor participou de duas músicas: ‘Watching the Detectives’ e ‘Perfect Day’.

Em 1996 a banda começou a gravar o seu novo álbum Medazzaland. John começou a trabalhar em projetos solos e criou um selo independente chamado B5 Records, onde gravou seu álbum solo chamado ‘Fellings are Good and Other Lies’. John também se reuniu com o Power Station, mas acabou saindo porque precisava de um tratamento para o vício da cocaína e álcool. Em seu lugar ficou Bernard Edward do grupo Chic, que fez questão de manter todas as linhas de baixo que John já tinha feito. Fizeram o álbum Living in Fear. Pouco tempo depois, Bernard veio a falecer no Japão.

John também estava trabalhando com uma banda chamada Neurotic Outsiders, que além de John contava com Steve Jones dos Sex Pistols e Duff McKagen & Matt Sorum do Guns & Roses. O Neurotic Outsiders gravou um álbum com o nome da banda e se apresentou em alguns clubes.

Ainda neste ano, Nick e Warren formaram uma companhia de produção chamada TV Mania. Eles escreveram uma ópera Rock chamada ‘Bored with Prozac and The Internet’. Também fizeram algumas produções no álbum de retorno do Blondie.

Em 1997, durante uma convenção de fãs do Duran Duran, John participou com um acústico e perto do encerramento, disse que estava deixando a banda. Muitos acharam que era o fim do grupo.

Em outubro de 1997 saiu Medazzaland. O vídeo do single ‘Eletric Barbarella’ foi proibido na MTV americana e na Muchmusic.

Em 1998 a banda saiu da gravadora Capitol. No mesmo ano, a EMI lançouEssential Duran Duran: Night Versions. O álbum contém remixes que nunca tinham sido lançados antes.
Também foi lançado Greatest, com os sucessos de 1981 até Eletric Barbarella de 1997.

Em dezembro de 1998 a banda fez uma turnê pela Inglaterra chamada ‘Latest and Greatest Tour’, que foi filmada e exibida pela HBO. Também filmaram ‘Behind the Music’, um programa que conta a trajetória da banda.

Em 1999 assinaram com a gravadora Hollywood Records.

Com 60 milhões de discos vendidos, o Duran Duran lançou seu álbum Pop Trashem 13 de julho de 2000. O single top deste trabalho ‘Someone Else not Me’ ganhou uma versão em vídeo, que foi premiada pela inovação tecnológica.

A Pop Trash Tour 2000 começou em 21 de julho na Flórida. Em 2003, a banda comemorou 25 anos e a EMI remasterizou uma nova versão do álbum Rio. Em abril, após oito anos, o grupo anunciou uma turnê com a formação original da banda. O Duran Duran entrou em 2004 já recebendo prêmios da indústria fonográfica britânica e participando de alguns encontros musicais. Contudo, o lançamento do novo álbum, e uma possível turnê mundial, ainda são aguardados.

Red Carpet Massacre
2007
Astronaut
2004
Pop Trash
2000
Medazzaland

1997
Thank You
1995
The Wedding Album

1993
Liberty
1990
Big Thing

1988
Notorious

1986
Arena

1984
Seven and the Ragged Tiger

1983
Rio

1982
Duran Duran

1981

Website: www.duranduran.com