No final dos anos 60 começava a era disco. E um dos grandes precursores desse movimento foi o K.C. & The Sunshine Band.

Tudo começou com H.W. “KC” Casey, que tocava teclados e fazia o vocal, e Richard Finch, guitarrista e baixista. Casey trabalhava numa loja de discos, na Florida, perto de uma gravadora que às vezes freqüentava. Ele permaneceu lá por três anos, quando Finch, um técnico em áudio, foi contratado. Em 1974 conseguiram uma gravadora. As primeiras canções do grupo, ‘Sound Your Funky Horn’ e ‘Queens of Club’ alcançaram o topo das paradas na Inglaterra, mas não foram muito bem recebidas nos Estados Unidos.

No verão de 1975 eles gravam ‘Get Down Tonight’. A próxima canção foi ‘That’s The Way (I Like It)’, que trazia um forte apelo sexual. No ano seguinte o K.C. grava ‘Shake Your Boody’, que também chegou às paradas. Na metade de 1979, a banda faz a balada ‘Please Don’t Go, comercialmente um sucesso. Esse foi o quinto e último hit a chegar ao primeiro lugar das paradas. Durante dois anos, o grupo permaneceu fora dos charts e tentou criar vários outros estilos, sem retorno. A última canção que emplacou foi ‘Let’s Go Rock and Roll’. Nesse período a gravadora TK Records faliu e eles assinaram com a Epic. Dois álbuns foram lançados, somente o segundo teve uma faixa que emplacou na Inglaterra, ‘Give It Up’. Para desgosto dos músicos, a Epic não quis lançar o trabalho nos Estados Unidos. Um frustrado K.C foi forçado a abrir sua própria gravadora, a Mecca. Só assim eles colocaram Give Up no mercado norte-americano e tiveram um retorno razoável.

Em 1999 como comemoração de 25 anos de formação da banda lança The 25th Anniversary Collection e em 2001 gravam um álbum com músicas inéditas, ‘I´ll Be There For You’, com uma longa turnê titulada GET UP`N DANCE TOUR.


Website: http://www.kcsbonline.com/