Desde o início Curt Smith e Roland Orzabal assumiram o posto de vanguarda das bandas pop de seu tempo. O nome Tears for Fears adotado pela dupla foi inspirado na teoria do psicólogo Arthur Janov e, é um incentivo à libertação dos medos interiores.

O primeiro trabalho conjunto de Smith (voz e baixo) e Orzabal (voz e guitarra) data de 1979, quando ambos formaram a banda Ska Graduate. Após a edição de vários singles, entre eles “Elvis Should Play Ska”, o grupo dissolveu-se (1980). No entanto, a parceria entre Smith e Orzabal continuou, mas sob a designação de Tears for Fears.

Em 1982, a banda assinou contrato com a editora Polygram e lançou no ano seguinte o seu álbum de estréia The Hurting, que foi grande sucesso no Reino Unido. Dois anos depois lançaram “Songs From the Big Chair”, álbum que apresentou sonoridades mais próximas da soul music e conquistou os norte-americanos.

Após a edição do single “Sowing the Seeds of Love”, a dupla se isolou durante vários anos e trabalhou “The Seeds of Love”. Neste mesmo período foi editado “Tears Roll Down (Greatest Hits ’82-’92)”.

Os desentendimentos entre Orzabal e Smith começaram a se agravar e o inevitável aconteceu. Smith abandonou o grupo em 1992 e editou o fracassado álbum solo“Soul on Board” (1993).

Orzabal deu continuidade ao projecto Tears for Fears e lançou Elemental (1993), que chegou a disco de ouro nos Estados Unidos graças ao single “Break it Down Again”. O álbum “Raoul Kings of Spain” lançado em 1995 foi um grande fracasso comercial.

Everybody Loves a Happy Ending
2004Raoul and the Kings of Spain
1995Elemental
1993The Seeds of Love
1989Songs from the Big Chair
1985The Hurting
1983


Website: www.tearsforfears.net