Rede Globo 1975 – com 119 capítulos produzidos em preto e branco, exibida as dezenove horas, “CUCA LEGAL” foi uma das muitas novelas interessantes que viriam a ser produzidas na Globo.
Direção: Oswaldo Loureiro, Gonzaga Blota e Jardel Mello. O autor Marcos Rey da novela Cuca Legal, também adaptou para a televisão “A moreninha” de Joaquim Manuel de macedo.
Vamos a trama:
A história era ambientada no Rio de Janeiro e em Cabo Frio. Girava em torno do piloto de avião solteirão chamado Mário Barroso, que preciava manter relacionamentos amorosos com três mulheres : Fátima,Vírginia e Irene. Embora acredite amar as três mulheres com a mesma intensidade, Mário não consegue decidir qual mulher seria capaz de dar um filho com a cuca legal. Bem-sucedido na profissão, mas emocionalmente inseguro, ele ainda mora com a mãe e passa as horas vagas em mesas de bar com o amigo do peito Jacaré , um típico carioca bem-humorado.
Para escapar dos apuros em que vive se metendo, Mário conta com a ajuda da mãe, sua melhor conselheira. De fato, há mais de dez anos, Dalva atua como conselheira sentimental e astróloga em um programa de rádio que apresenta sob o pseudônimo de Madame Zaíde. Em casa, ela está sempre na companhia do velho amigo Aureliano Villaça, um cavalheiro que se veste e se comporta como se ainda estivesse nos anos trinta, fazendo constantes referências a ídolos e cenários do passado.
Fátima é uma pobre viúva de um empregado da manutenção da empresa de aviação na qual Mário trabalha. Mora com sua irmã, a dona de casa Diva, que é casada com o Albano, um homem moralista e desempregado que passa todo o tempo livre na praia. Além disso, Fátima fica dividida entre o amor de Mário e do publicitário Diego Pappalardo, que faz de tudo para tirar o rival do caminho.Diego mora com seu irmão, o avarento Franco e a esposa dele, a vaidosa Fernanda.
Outra pretendente de Mário é a Irene, uma moça de classe média. Sonhadora e ingênua, Irene dá aulas particulares de piano, para compensar a fustração de não ter se tornado uma pianista profissional.Ela é filha de José Aprígio Proença, um ex-chefe de honra dos escoteiros obcecado em promover a disciplina em todos os aspectos do cotidiano, a começar pela organização da vida doméstica. Ele atormenta a mulher, Alba, com suas exigências neuróticas, as quais ela aceita sem reclamar, mais preocupada com as dores de cabeça provocadas pela caçula Maria Lúcia, a Lú, jovem cheia de vida e irresponsável.José ainda abriga a sua irmã Nilzete, uma divertida costureira.
E por fim Vírginia é uma rica empresária obcecada com os rumos dos negócios do falecido pai. Mora numa linda mansão com sua mãe, a viúva e desamparada Joaquina, conhecida também como Kinú, que depois começa a se envolver com Mário, pretedente da filha. Kinú também é mãe de Dennis, jovem aventureiro que está com noivado marcado com a esnobe Elaine.
E agora as trilhas sonoras:
Trilha sonora nacional
- “Não Me Pergunte Mais” – Betinho
- “Rei do Mar” – Djavan
- “Tiu-Ru-Ru” – Chico Batera
- “Retalhos e Remendos” – Rick
- “Pelas Nuvens” – Orquestra Som Livre
- “Cuca Legal (Ha Ha Ha)” – Chico Batera
- “Linha do Horizonte” – Azimuth
- “Valsinha Azul” – Orquestra Som Livre
- “Terceiro Ato” – Antônio Carlos
- “Adolescentes” – Orquestra Som Livre
- “Lero-lero Social” – Carlos Thiago
- “Canção Para Um Quase Amor” – Orquestra Som Livre
- “Tanto Amor Nunca Mais” – Luciene Franco
Internacional
- “One Day In Your Life” – Michael Jackson
- “I’ll Be Holding On (Melô do Banjo)” – Al Downing
- “More Than You Know” – Chrystian
- “Castles” – The Futures
- “We Can’t Make Love Tonight” – Terry Winter
- “Boogie On Reggae Woman” – Stevie Wonder
- “If I Ever Lose This Heaven” – Sergio Mendes & Brazil ’77
- “The Miracle” – The Stylistics
- “Love You Just As Long As I Can” – Free Spirit
- “It’s My First Day Without You” – Dennis Yost & The Classics IV
- “Keep On Keepin’ On” – The Miracles
- “I’m Prisoner” – Paul Jones
- “Let Me Be Forever” – Steve Feldman
- “Black Soul” – Airto Fogo
Esta é a primeira de muitas que ainda virão!
Olá ! não me lembro desta novela , de ter assistido . Mas a trilha sonora ? Como esquecer ! as músicas continuou tocando e embalando minha juventude , nos bailes e barzinhos de reuniões de amigos …………. que saudade …Destacando uma lindissima e favorita : Let Me Be Forever” – Steve Feldman . Ok Bjs!
O pior de tudo é que eu me lembro! Um abraço e obrigado pela visita.